COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS II


. Considere as afirmativas sobre Commodities e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:

 

Commodities, significa mercadorias, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias.

 

Usada como referência aos produtos de base em estado bruto (matérias-primas) ou com pequeno grau de industrialização, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores.

 

Commodities são artigos de comércio, bens que não sofrem processos de alteração (ou que são pouco diferenciados), como frutas, legumes, cereais e alguns metais.

 

A commodity, para permitir liquidez nas negociações em um mercado organizado, deve possuir simultaneamente, os seguintes atributos: o ativo deve ser totalmente padronizado em suas características; deve ser um bem de demanda generalizada; deve ser um bem não perecível, ou seja, o ativo não deve perder valor com a mera passagem do tempo; o valor do ativo deve ser proporcional ao volume.

 

Como seguem um determinado padrão, o preço das commodities é negociado na Bolsa de Valores Internacionais, e depende de algumas circunstâncias do mercado, como a oferta e demanda.

 


V, V, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, V, F, F, V.


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, V.

Considere as afirmativas sobre a cultura do algodão e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:

 

(   )  Nas últimas três safras, com volume médio próximo de 1,7 milhão de toneladas de pluma, o Brasil se coloca entre os cinco maiores produtores mundiais, ao lado de países como China, Índia, EUA e Paquistão.

(   )  O Brasil é o terceiro país exportador e o primeiro em produtividade em sequeiro. O cenário interno também é promissor: somos o quinto maior consumidor, com quase 1 milhão toneladas/ano.

(   )  As projeções para o algodão em pluma indicam produção de 1,5 milhão de toneladas em 2015/16 e de 2,2 milhões de toneladas em 2024/25. O consumo desse produto no Brasil não deve crescer nos próximos dez anos situando-se em 838 mil toneladas.

(   )  Devido às inúmeras possibilidades de uso de seus industriais da fibra de algodão produtos e subprodutos, tal como acontece com o gado na indústria frigorífica, o algodão é considerado o “boi vegetal”. Em termos econômicos, a pluma é o principal produto primário do algodão, pois trata-se das fibras mais longas do algodão em caroço. Praticamente, toda pluma produzida se destina à fabricação de fios, os quais são consumidos quase que exclusivamente pela indústria têxtil.

(   )  Outro tipo de fibra com grande aceitação no mercado é o línter, um conjunto de fibras curtas que envolvem o caroço.  Após o processo de descaroçamento, o línter pode ter diversas destinações na indústria, como na fabricação do algodão de farmácia, também conhecido como algodão hidrófilo, tecidos rústicos, estofamentos, filtros e mesmo pavios de pólvora (Beltrão et al., 2011). Além dos diferentes tipos de fibra, o algodoeiro fornece um produto cujo valor tem sido cada vez mais reconhecido pelo mercado e que também apresenta uma diversificada gama de aplicações: o caroço. Excelente fonte de óleo e proteínas, o caroço pode ser utilizado como suplemento na alimentação humana e animal ou mesmo para a fabricação de biodiesel.

 


V, V, V, F, F.


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, V.


V, V, V, V, V.


V, V, F, F, V.

Considere as afirmativas sobre a cultura do trigo e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:

 

(   )  A cultura do trigo vem alcançando maior importância para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

(   )  O seu cultivo, por ser realizado durante os meses de inverno, representa uma oportunidade aos agricultores de aumentar seus rendimentos e diluir os custos fixos da propriedade.

(   )  Em busca de produtividade, conteúdo de farinha no grão, teor de nutrientes, resistência a doenças ou adaptação ao clima e ao solo, pesquisadores e plantadores já testaram milhares de cruzamentos, chegando a obter cerca de 30 mil variedades de trigo. O maior volume, porém, vem de três espécies, que representam mais de 90% do trigo cultivado no mundo. Cada uma delas é mais adequada a um tipo de alimento.

(   )  O estímulo do governo à triticultura passou a ser mais efetivo depois da Segunda Guerra Mundial, em 1954, quando surgiram as primeiras lavouras mecanizadas no estado do Rio Grande do Sul.

(   )  A consolidação da cultura aconteceu apenas muitas décadas depois, por volta de 1960, com a política de amparo à triticultura e à moagem de trigo. A pesquisa da Embrapa Trigo, implantada em Passo Fundo em outubro de 1974, teve papel fundamental no desenvolvimento da lavoura.

 


V, V, F, F, V.


V, V, V, F, V.


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, V, V, V, V.

Baseando-se na Figura 2 abaixo, que retrata o deslocamento da curva de demanda que aumentam a quantidade demandada, escolha alternativa correta.


Todas as afirmativas estão corretas.


O deslocamento da curva de demanda (D2) ilustrada pela Figura 2 pode acontecer em função da diminuição da renda da população.


Na Figura 2, mesmo que o preço não se tenha alterado (p1 = p2), há um aumento da quantidade consumida (de q1 para q2), porque a curva de demanda se deslocou como um todo para a direita (de D1 para D2).


O deslocamento da curva de quantidade de q1 para q2 pode expressar a diminuição do interesse pelo produto.


O deslocamento da curva de quantidade de q1 para q2 pode expressar o aumento na riqueza populacional, porém o desinteresse pela aquisição do produto.

Considere as afirmativas sobre as novas tendências de consumo e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:

 

(   )  A demanda por alimentos deve dobrar até 2050.

(   )  Apesar de a expectativa de redução de 10% da população europeia nos próximos 45 anos, o crescimento populacional dos países asiáticos e o aumento da renda dessas pessoas irá provocar uma mudança nos hábitos alimentares capaz de impulsionar a necessidade de alimentos.

(   )  Nesse período, a população mundial chegará a 9 bilhões de pessoas e grande parte dela estará em países em desenvolvimento, entre eles os asiáticos;

(   )  As transformações ocorridas na agricultura e nos mercados de produtos agroindustriais, nos últimos vinte anos, têm requerido um papel cada vez mais proeminente e eficiente da comercialização no desempenho da atividade produtiva comercial agroindustrial.

(   )  A agricultura tradicional transformou-se numa atividade industrial, administrada de forma coordenada, sistematizada e orientada pelo mercado consumidor.

 


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, V, V, F, V.


V, V, F, F, V.


V, V, V, V, V.

Considere os itens abaixo sobre Boas Práticas Agropecuárias representadas pela Figura 1, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

 

Figura 1. Integração das Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e alimentos seguros.

 

 

A Figura 1 mostra que as BPA é um sistema integrado desde a produção ao produto final.

 

As BPA é uma ferramenta essencial ao produtor, ampliando suas possibilidades de comercialização.

 

As BPA estão intimamente relacionadas com a conservação ambiental.

 

A segurança dos alimentos é requisito indispensável que se obtém por aplicação de práticas de higiene em todos os elos da cadeia de produção do alimento, desde a produção primária até o consumo final.

 

Com a implantação das BPA cada elo tem papel determinante na qualidade e segurança do produto final.

 


V, F, V, V, V.


V, V, V, V, V.


V, V, V, F, V.


V, V, F, F, V.


V, V, V, F, F.

Considere os itens abaixo sobre alimentos seguros, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

 

Entende-se como alimentos seguros os alimentos que são obtidos, conservados, transportados, transformados, expostos à venda ou consumo e preparados, em condição que garantam o controle de perigos, agentes de doenças ao homem.

 

Em outras palavras, são alimentos inócuos, ou seja, que não apresentam riscos de causar agravos à saúde do consumidor. A segurança dos alimentos é conseqüência do controle de todas as etapas e de cada elo da cadeia produtiva, desde a produção primária (campo), até à mesa do consumidor.

 

A produção agrícola, quando conduzida sob as condições necessárias de higiene, reduz a possibilidade da presença, introdução e aumento de perigos que possam afetar, de forma adversa, a segurança e a propriedade para o consumo dos produtos agrícolas, incluindo os estágios posteriores da cadeia do alimento.

 

Os programas de controle integrado, do campo à mesa, estão sendo propostos em nível internacional e já foram adotados pela União Européia e por vários países.

 

Esses programas têm sido propostos e incentivados em nível de produção agrícola, pois, nos últimos anos tem-se observado um aumento de surtos de doenças alimentares relacionados com o consumo de frutas, hortaliças, grãos, castanhas e nozes frescos e processados.

 


V, V, V, F, F.


V, V, F, F, V.


V, F, V, V, V.


V, V, V, V, V.


V, V, V, F, V.

Considere as afirmativas sobre o agronegócio e as tendências de consumo e os fatores que influenciam o consumo de alimentos e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:

 

(   )  Quanto a estrutura familiar, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), a proporção de casais sem filhos apresenta crescimento constante, fortalecendo ainda mais a tendência de queda no número médio de filhos por mulher. Outra tendência fica clara, a de jovens casais, sem filhos ou com até 2 filhos, consumindo alimentos processados e industrializados de rápido preparo.

(   )  Segundo estudo apresentado pela ONU, em relação ao envelhecimento, em 1950 a idade média da população era de apenas 24 anos, o mesmo estudo estima que em 2020, a população acima de 60 anos representará 13,4% do total, contra 8,1% observados em 1950 e esses dados mostram a uma tendência de consumo, ou seja, as taxas indicam uma alteração no perfil das necessidades nutricionais dos produtos a serem consumidos para cada faixa etária abordada.

(   )  Em taxas exponenciais, ano após ano, as mulheres vêm se destacando no acesso a vagas, que antes eram exclusivamente reservadas a homens e essa situação faz com que aumente a alimentação fora do lar e a compra de alimentos prontos para o consumo.

(   )  A renda interfere quantitativamente e qualitativamente na busca por alimentos e de forma geral, excluindo nichos de mercado e demais particularidades, crescentes níveis de renda levam, em um primeiro momento, ao aumento da quantidade consumida e, logo após, a uma melhor seleção dos produtos adquiridos, ou seja, a busca por alimentos de melhor qualidade.

(   )  Nos níveis elevados de renda, essa parcela dos consumidores passa a considerar características além das nutricionais e se preocupam e consideram os aspectos relacionados à sustentabilidade no processo produtivo, boas práticas de fabricação, preservação ao meio ambiente, produtos que gerem baixos níveis de resíduos, regionalização e certificações.

 


V, V, V, F, V.


V, F, V, V, V.


V, V, V, V, V.


V, V, F, F, V.


V, V, V, F, F.

Considere as afirmativas sobre o agronegócio e as tendências de consumo e os fatores que influenciam o consumo de alimentos e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:

 

(  ) O primeiro passo para o produtor identificar novas tendências em alimentos para o agronegócio é monitorar os principais fatores que influenciam o consumo de alimentos no Brasil e no mundo.

 

(  ) Os principais fatores que influenciam o consumo de alimentos no Brasil e no mundo: população, urbanização, estrutura familiar, estrutura etária, mulher no mercado de trabalho e renda.

 

(  ) Um dos principais fatores que influenciam o consumo de alimentos no Brasil e no mundo é a população e o número de pessoas no planeta vem aumentando consideravelmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A população mundial subiu 170% de 1950 até 2009, apresentando uma taxa anual de crescimento de 1,70% e estima-se que chegaremos em 2025 com 8,1 bilhões de pessoas no planeta (Perspectivas de População Mundial).

 

(  ) Não somente o aumento da população explica possíveis alterações na demanda, os níveis de urbanização também geram pesados impactos na comercialização de alimentos. Em regiões com maior desenvolvimento econômico, os indivíduos migram para áreas urbanas na busca por melhores condições de vida e oportunidades.

 

(  ) Essa parcela da população que migra deixa de produzir seu próprio alimento ou parte dele,incorporando imediatamente a parcela de consumidores que demandam alimentos de melhor qualidade, principalmente processados e industrializados. Dessa forma, a forte tendência mundial de crescimento exponencial da população urbana, superior a rural, pressionará, cada vez mais intensamente, a demanda futura por alimentos.

 

 

 


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, V, V, F, V.


V, V, V, V, V.


V, V, F, F, V.

Considere as afirmativas sobre os modais da logística do agronegócio, baseando-se nos conhecimentos adquiridos e na Tabela abaixo, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:

 

Comparativo Internacional na Matriz de Transporte.

 

(   )  A figura acima aponta que o Brasil é o pais que utiliza do transporte mais caro para seus produtos, que é o modal rodoviário, em contrapartida com os outros países apresentados.

(   )  A figura acima aponta que o Brasil é o pais que tem a menor utilização do modal hidroviário, em relação aos países apresentados. Essa situação pode ser explicada pela falta de rios navegáveis na extensão territorial brasileira.

(   )  A figura acima aponta que o Brasil é o pais que utiliza do transporte mais caro para seus produtos, que é o modal rodoviário, em contrapartida com os outros países apresentados. Essa situação pode ser explicada pelo fato das estradas de rodagem brasileiras se apresentarem em perfeito estado de conservação.

(   )  A figura acima aponta que os EUA é o pais que tem a maior utilização do modal ferroviário, seguido da China, Brasil e EU.

(   )  Os números apresentados na figura acima, mostram que a vocação de transporte no Brasil, pelo menos a que foi escolhida décadas atrás, foi o modal rodoviário. Para a infraestrutura nacional, o impacto é a demanda por mais rodovias e por rodovias bem conservadas. Porém, esta não é a realidade que se apresenta.

 


V, V, V, V, F.


V, V, V, F, V.


V, V, V, F, F.


V, F, F, V, V.


V, F, V, V, V.

Páginas: 123456